ASSOCIAÇÃO SHOTOKAN
Produzindo importantes frutos para o esporte e para a sociedade.

Nossa História

 Uma história construída com muita responsabilidade, persistência e vontade de mudar a vida de seres humanos, assim, despontou, de forma bem-sucedida, a Associação Centro América de Karatê Shotokan, sem saber que esse trabalho produziria importantes frutos para o esporte e para a sociedade. Mais do que uma escola de bons atletas, ao longo de seus 41 anos de existência a Shotokan surgiu como uma referência internacional.

A sua trajetória de sucesso fundamenta-se por um trabalho que tem como foco a formação de bons cidadãos. E no comando, o pilar que dá sustentação a toda a história construída até aqui, Sensei José Humberto de Souza, Engenheiro Civil, Faixa Preta 7º Dan, Árbitro Internacional Classe A, natural de Uberlândia, Minas Gerais. Iniciou suas atividades no karatê em janeiro de 1970, com o Sensei Takey e o Instrutor Rui Barbosa Parente onde treinou até julho de 1975, quando mudou-se para Cuiabá para estudar Engenharia Civil na UFMT-Universidade Federal de Mato Grosso.

Paralelamente aos estudos e estágios na área de engenharia, ministrava aulas de Karatê na Academia Edmundo Curvo, Secretaria do Interior e Justiça, Sesc e Mixto Esporte Clube. Em 1979, já no fim do curso de Engenharia e trabalhando como estagiário no campus da UFMT pela Construmat, fundou sua própria escola, a academia Shotokan, iniciando a sua caminhada ao aprimoramento técnico através de cursos e seminários ministrados por grandes mestres; nacionais e internacionais. Assim que concluiu o curso de engenharia, foi convidado a trabalhar na Infraero e em 1980 acumulou os cargos de Engenheiro, Gerente de Operações, Manutenção e Segurança e por diversas vezes Superintendente do Aeroporto Marechal Rondon em Cuiabá onde trabalhou até 1.991.

Em novembro de 1982, fundou oficialmente a Associação Centro América de Karatê Shotokan que em seguida foi reconhecida pelo CND- Conselho Nacional de Desportos e Confederação Brasileira de Pugilismo, com o intuito de oportunizar aos karatecas de Mato Grosso a participarem oficialmente de eventos oficiais da modalidade. No estado de Mato Grosso, foi fundador da Federação de Pugilismo, Federação de Karate e Federação de Karate-Dô Tradicional.

Em 1983, promoveu/realizou o 1º Campeonato Cuiabano de Karatê, a Shotokan foi campeã e também em todas as edições posteriores; participou do 1º Encontro de Técnicos e Atletas de Karatê do Brasil quando conheceu os mestres Yasuyuki Sasaki e Yoshizo Machida e a partir daí investiu e dedicou-se incessantemente a aprimorar suas técnicas com diversos professores e mestres de altíssimo nível no Brasil e em diversos países inclusive no Japão, entre eles: Oswaldo Mendonça Junior, Antônio Flavio testa, Luiz Tasuke Watanabe, Yasutaka Tanaka,

Hiroyasu Inoki, Juichi Sagara, Taketo Okuda, Angelo Bergamaschi, Higashino, Sadamu Uriu, Kazuo Nagamine, Enio Vezulli, Johannes Freiberg Neto, Ugo Arrigoni Neto, Robson Maciel, Ronaldo Carlos, Hiroshi Shirai, Yoshiharu Osaka, Masahiko Tanaka, Mitsue Inoe, Oishi Takeshi, Masao Kawazoe, Kenro Kurasako, Masaaki Ueki, Abe Otta, Michio Yahara, Yamomoto, Katsumii, Katsuya Ishiyama, Eligio Contarelli, Rick Jorgensen, Woldzimierz Kwiecnski, Justo Gomez, Mahmoud Tabassi, Nelson Carrión, Marcos Moron, Masaaki Yokomichi, Imura Takenori, Edson Fujinori Nakama, Hiroyoshi Okazaki. Sensei José Humberto declara-se um privilegiado por ter sido o único brasileiro que teve a oportunidade de treinar por 16 anos, no mínimo duas vezes por ano com o Shihan Hidetaka Nishiyama (fundador do karatê tradicional).